Pato Fu

A banda surgiu em 1992 em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

John Ulhoa (guitarras, programações, vocais), Fernanda Takai (vocais, violão) e Ricardo Koctus (baixo, vocais) era sua formação inicial como um trio com bases eletrônicas. O grupo passou a chamar a atenção da cena local e nacional com shows onde a diversão era a principal. Ao mesmo tempo, começaram a distribuir sua primeira demo tape, que foi logo ganhando resenhas entusiasmadas nos zines especializados de música. O primeiro lançamento, Rotomusic de Liquidificapumaconteceu em 1993 pela Cogumelo Records, selo independente que era parte da forte cena do metal mineiro, tendo no Sepultura seu principal artista. Mas o que o Pato Fu fazia ia bem além desse segmento. Sua diversidade de sons e ideias acabou os levando a assinar com a major BMG, onde ficaram por 10 anos.

Gol de Quem? o primeiro álbum por essa gravadora é considerado um disco fundamental do rock brasileiro dos anos 90. Foram muitos prêmios por videoclipes na MTV Brasil, dois Discos de Ouro (Televisão de Cachorro e Isopor) e várias canções tocando muito nas rádios. A banda se apresentou em grandes festivais como Hollywood Rock (abrindo para The Cure e Smashing Pumpkins), Rock In Rio 3 (na mesma noite de Oasis e Guns´n´Roses) e vários outros importantes eventos locais.

O baterista Xande Tamietti tornou-se efetivo da banda em 1996 e em 2002, ganharam ainda o reforço do tecladista Lulu Camargo.

Em 2001, tiveram a experiência de mixar e finalizar o álbum Ruído Rosa em Londres. Desde 2005 tem lançado seus discos pelo próprio selo Rotomusic, produzidos, gravados e mixados no estúdio que John Ulhoa tem em sua casa. O Pato Fu já se apresentou no Japão, Portugal, Inglaterra e Estados Unidos e tem sido reconhecido como uma das mais inventivas bandas brasileiras dos últimos tempos. Em 2001, a Time Magazine colocou o grupo numa lista das 10 melhores bandas do mundo, junto com Radiohead, U2, Aterciopelados entre outros…

Anúncios